Zumbido

zumbido, ou tinnitus, é uma condição caracterizada pela percepção de um som, frequentemente descrito como um apito ou chiado, na ausência de qualquer estímulo sonoro externo. Atualmente subdividido em zumbido na forma de sintoma, sendo este mais temporário e sem repercussão na vida diária do paciente, enquanto o zumbido na forma de distúrbio, quando impacta na qualidade de vida e traz prejuízo e algum grau de disfunção ao paciente. Mas afinal, o zumbido tem tratamento?

A resposta é sim, o zumbido tem tratamento, mas é importante ressaltar que este é direcionado para a causa subjacente do zumbido, quando identificada, ou para o manejo dos sintomas, quando a causa não pode ser determinada.

As causas do zumbido podem variar desde exposição prolongada a ruídos altos, presença de cera no ouvido, disfunções da articulação têmporo-mandibular (ATM) e bruxismo, doenças do ouvido interno como a doença de Ménière, até condições como hipertensão e anemia. Nesses casos, o tratamento da condição subjacente muitas vezes resulta na diminuição ou eliminação do zumbido.

Outras abordagens para o zumbido incluem técnicas de terapia cognitivo-comportamental para ajudar a alterar a percepção do zumbido, terapias sonoras e em alguns casos, medicamentos podem ser usados para aliviar a ansiedade ou depressão associada ao zumbido.

Atualmente se reconhece também uma influência da musculatura, principalmente da região da cabeça, pescoço e cintura escapular modulando o volume do zumbido, o que deve levar à avaliação em conjunto destes fatores durante o tratamento do paciente com esta queixa.

zumbido pode ser uma condição complexa e desafiadora, mas é importante lembrar que você não precisa lidar com isso sozinho. Se você está sofrendo com zumbido, procure um profissional de saúde, como um otorrinolaringologista ou um otoneurologista, que pode ajudá-lo a encontrar o melhor plano de tratamento para você.